Estudo traz panorama sobre a promoção da igualdade de gênero em atividades produtivas sustentáveis em projetos apoiados pelo Fundo Amazônia
Em seu mais de 20 anos de história, o Centro de Estudos Rioterra prioriza em suas atividades e projetos a promoção da igualdade entre homens e mulheres, em especial dentro de ações voltadas ao público da agricultura familiar em Rondônia. Ações estas que buscam equilibrar a balança de oportunidades às mulheres rurais e evidenciar o protagonismo delas no setor produtivo.
Um exemplo deste trabalho é o projeto Quintais Amazônicos, realizado pela instituição entre 2013 e 2018 nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Machadinho D’Oeste, escolhido como uma das três iniciativas visitadas e analisadas no relatório sobre Igualdade entre homens e mulheres em projetos de atividades produtivas sustentáveis apoiados pelo Fundo Amazônia, publicado em 2019 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), elaborado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
O objetivo do estudo era identificar boas práticas e lições aprendidas na incorporação da igualdade de gênero e ações específicas para mulheres nos projetos de Atividade Produtivas Sustentáveis. O trabalho também deu origem ao vídeo acima, que traz um panorama desses resultados e os desafios da mulher no campo, a importância delas para o desenvolvimento sustentável e as conquistas e avanços na igualdade de gênero no meio rural.
O Quintais Amazônicos promoveu em seu período de execução a recuperação de áreas alteradas/degradadas em reservas legais e áreas de preservação permanente em propriedades de agricultura familiar por meio de Sistemas Agroflorestais (SAFs), como forma de gerar renda alternativa e a partir de arranjos produtivos com elevado potencial para fixação de carbono. Saiba mais sobre o projeto aqui.